28/04/2020 12:31

Titular do “Instituto Datagênio” concede entrevista onde destaca a atuação da Caixa e dos empregados em tempos de coronavírus

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

2020-04-28.png

Aposentado da Caixa e ex-presidente da Fenae, Pedro Eugenio Leite é entrevistado com exclusividade pela comunicação da APCEF/RJ. De forma clara e objetiva, o titular do Instituto Datagênio, conhecida página do facebook que trata, fala sobre a crise causada pelo coronavírus, da importância da Caixa 100% pública e da atuação dos empregados do banco nesse momento de crise e de pagamento do Auxílio Emergencial.

Em meio à pandemia da COVID-19, quais são os principais pontos de destaques da Caixa como empresa pública?
Pedro Eugênio - A história da Caixa é marcada por ser a empresa que sempre socorre a população. Seja durante as enchentes, seja com o pagamento do Bolsa Família, FGTS, Seguro Desemprego, Seguro Defeso… e agora este imenso desafio do Auxílio Emergencial.

A atuação dos empregados da Caixa nessa crise tem caráter também social?
Pedro Eugênio
- Totalmente social. Atuamos como o braço forte do governo na aplicação de políticas públicas. Mais ninguém faz este papel. Só a Caixa, via o imenso e dedicado trabalho de seus empregados.

Qual ação a Caixa deveria tomar para impedir aglomerações e filas nas portas das agências dos que buscam o Auxílio Emergencial?
Pedro Eugênio -
Desde o início do processo de pagamento do Auxílio que cobro da Caixa uma forte campanha de mídia. A empresa se engana ao acreditar que bastam as matérias nos telejornais e entrevistas de seus principais gestores. Está provado que não basta. Já estão muito atrasados, mas antes tarde do que nunca.

Qual a importância das APCEFs e sindicatos nesse momento?
Pedro Eugênio -
Sindicatos e APCEFs são fundamentais! São eles que cobram da Caixa o cumprimento das normas trabalhistas e de saúde e segurança dos trabalhadores. Foi graças às cobranças que a Caixa comprou EPIs para as unidades, que contratou mais atendentes e seguranças desarmados.

Como você vê a atuação de empresas públicas como a Caixa, BNDES e Banco do Brasil em momentos delicados do país?
Pedro Eugênio -
Na grande crise de 2008, foi a Caixa, o BNDES e BB que garantiram o crédito pessoal e para micros e pequenas empresas. Desta vez o destaque da Caixa é ainda maior. São empresas públicas imprescindíveis.

Registre aqui a sua mensagem aos empregados da Caixa.
Pedro Eugênio -
Aos colegas da Caixa do Rio, e de todo o Brasil, meu agradecimento pelo trabalho que estão fazendo. Vocês constroem, no dia a dia, a história da Caixa 100% Pública. E prestam um inestimável serviço social, ao atender prioritariamente a população mais carente.

 

Compartilhe