17/05/2021 13:30

Trabalhadores e sociedade na luta contra a extinção do maior banco público do país

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

WhatsApp Image 2021-05-14 at 13.37.54.jpeg

Mesmo em meio a ataques que visam o seu sucateamento, a Caixa segue sendo o maior banco público do Brasil e cumpre o seu importante papel social com a população, ao mesmo tempo em que traz um retorno financeiro impressionante. Um exemplo disso foi o lucro de 50,3% registrado no primeiro trimestre do ano, apesar do cenário de pandemia e de crise econômica instalado no país.

O banco público também pagou R$ 384,8 bilhões em benefícios sociais nos últimos meses, impactando positivamente na vida de cerca de 121,3 milhões de pessoas - isso sem mencionar os R$ 40 milhões mensais em pagamentos do Auxílio Emergencial. Essas e tantas outras conquistas só se fizeram possíveis porque a Caixa é feita por trabalhadores que continuam na luta para manter a existência do banco público como conhecemos, assim como o seu compromisso com a sociedade. 

Infelizmente, a direção do banco e o governo federal continuam promovendo o desmantelamento da Caixa 100% pública disfarçadamente, como foi o caso da abertura de capital da Caixa Seguridade no último dia 29 e o insistente déficit de empregados, que já chega a quase 20 mil pessoas. Contudo, é essencial que os trabalhadores, e principalmente a sociedade brasileira, não se esqueçam das ações e conquistas do banco público em prol do povo. Um ótimo exemplo são os inúmeros programas sociais que trazem oportunidades a milhares de brasileiros e ajudam no desenvolvimento do país, ano após ano.

Essa reflexão precisa ser constante e estar presente no dia a dia de todos os brasileiros, de forma que todos se mobilizem para permitir que a Caixa continue colaborando com o patrimônio nacional através do desenvolvimento econômico e social. "Não podemos nunca esquecer da importância de lutar em defesa da Caixa 100% pública, para que ela continue sendo de todos e para todos", disse o presidente da APCEF/RJ, Paulo Matileti.

Compartilhe