20/01/2022 08:00

Trajetória campeã: Sebastião Rufino concede entrevista exclusiva e fala sobre sua dedicação à APCEF/RJ e seu amor aos esportes

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

-.jpg

Associado da APCEF/RJ e frequentador assíduo da Sede Campestre, Sebastião Rufino dos Santos, de 64 anos, é empregado Caixa desde 1981, ano em que se associou a APCEF/RJ. Aposentado pelo INSS, continua atuando na Agência Jornalista Roberto Marinho, no Mercadão de Jacarepaguá. Também teve passagem nas agências Campo dos Afonsos, Madureira, Vila Isabel, Riachuelo, Almirante Barroso, Cascadura, Jacobina/BA e Angra dos Reis/RJ. No passado, Rufino foi dirigente da área de esportes da - APCEF/RJ. Nas horas vagas gosta de jogar futebol, assistir as partidas e apitar os jogos, também coleciona camisas de clubes. Em entrevista exclusiva, o associado conta um pouco de sua trajetória para a APCEF/RJ.

 

APCEF/RJ - Pratica esportes? Quais? Qual o predileto?

Rufino – Sim. Atletismo (corrida de rua) e futebol, hoje tem o mesmo nível de predileção.

 

Desde quando vem a sua paixão pelo atletismo?

Rufino – O atletismo entrou em minha vida em 1978, quando participei de uma seletiva para representar a UERJ nos jogos universitários, e assim ficar isento da anuidade por ser atleta.

 

Você frequenta a Sede Campestre da APCEF/RJ há muito tempo?

Rufino – Frequento desde 1981. Criei meu filho, hoje com 36 anos, levando-o frequentemente à APCEF/RJ. Atualmente frequento às quartas-feiras no futebol do MASTER, aos sábados no grupo “Peladeiros de Sábado” e aos domingos no grupo “Coração Cansado”. Só não frequento quando estou viajando.

 

Fale um pouco sobre sua trajetória como atleta da APCEF/RJ nos Jogos da Fenae e Jogos do Sudeste.

Rufino – Como atleta sempre participei das provas de 5 e 10 km, tendo conquistado alguns pódios. Em uma das últimas participações fui convidado a completar a equipe do revezamento 4 x 100 e ganhamos medalha de bronze. Ainda como atleta, comecei a atuar na organização da equipe de atletismo e de algumas outras modalidades. O que mais me orgulha, foi ter me empenhado e ter conseguido com que a APCEF/RJ voltasse a disputar os JOGOS após ficar de fora das competições por mais de 10 anos.

 

Você pretende participar dos Jogos organizados pela Fenae?

Rufino – Sim, pretendo. Acho que as minhas condições físicas hoje só me permitem participar da canastra (jogo de cartas). Continuar participando é salutar, pois os “Jogos” são, antes de tudo, propulsor de integração entre os participantes.

 

Fale sobre sua experiência como dirigente da área esportiva da APCEF/RJ?

Rufino – Agradeço duas pessoas a oportunidade de ter atuado no passado como dirigente na APCEF/RJ. Ao Adir e ao Roberto Menezes. Sou grato aos dois por conhecerem meu potencial, que me indicaram para trabalhar à frente da diretoria de esportes. Não tenho dúvida de que essa aposta deu muito certo, pois, conforme já falei, resgatar a participação do Rio nos Jogos da Fenae e nos Jogos Regionais é motivo de muito orgulho. Como dirigente, fui também responsável por organizar campeonatos e torneios preparatórios para disputa dos Jogos em Serra, Espírito Santo, quando fizemos nossa retomada histórica da APCEF/RJ aos Jogos. Tenho consciência que todos tiveram sua importância nessa retomada, mas a participação daquela delegação foi o início de tudo. Depois veio o trabalho do Franklin e do César que consolidou o que hoje temos aí: uma APCEF/RJ respeitada à nível nacional.

 

A primeira etapa da 14ª edição dos Jogos da Fenae está prevista para ser realizada em Brasília, entre os meses de junho e julho de 2022. Qual a sua expectativa?

Rufino - Minha expectativa é de que a atual diretoria reconheça que eu sou uma pessoa sempre disposta a somar, e que divergências de opiniões sempre existirão. Se existir alguma rejeição ao meu nome, que a pessoa, quer seja ela atleta ou dirigente, vote para que eu não participe, bem como apresente seu currículo para verificação se ela já somou ou não para APCEF/RJ.

 

A parceria Fenae/Apcefs possibilita aos associados a participação nos Jogos, no Talentos, no Inspira, em cursos etc. Como você avalia a parceria?

Rufino – Parceria excelente. Até a própria instituição faz o discurso "o entretenimento e lazer trazem melhoria na qualidade de vida, e a melhoria da qualidade de vida proporciona um melhor resultado". A Fenae e as Apcefs seguem avançando e cumprindo importante papel de levar esporte, entretenimento, lazer e cultura aos empregados, além de atuarem firmemente em defesa dos direitos dos trabalhadores e da permanência da Caixa pública.

 

Qual a sua opinião sobre a atual gestão da APCEF/RJ e sobre a transferência da administração da associação do Centro para Jacarepaguá?

Rufino – Não sou de meias palavras. Como toda diretoria tem sempre um nome que fica muito abaixo dos demais membros, essa não é diferente. Mas de um modo geral é uma boa diretoria e com vontade de acertar. Inteligentíssima a decisão de transferir a administração para Jacarepaguá, aliás algo que já vinha sendo falado há anos.

 

Em sua opinião quais são os principais motivos para se associar à APCEF/RJ.

Rufino – Uma Sede Campestre da melhor qualidade em Jacarepaguá, uma ótima Sede Praiana em Cabo Frio, assistência jurídica de boa qualidade e constante luta em defesa dos direitos dos empregados da Caixa e da Caixa 100% pública. Para mim esses são os principais motivos para que o empregado da Caixa que ainda não é associado, associe-se à APCEF/RJ.

 

Qual a sua mensagem para os empregados da Caixa que desejam participar dos próximos Jogos?

Rufino – Eu sei que sua unidade está carente de pessoal. Eu sei que você tem receio de prejudicar sua ascensão funcional. Eu sei que você tem medo de levar fama de "vagabundo". Eu sei que seu gerente poderá falar: "você quer ir para os Jogos, é isso mesmo?". Mas vamos fazer uma conta simples. O trimestre tem 90 dias e o ano 365 dias. Você acha que se não bater a meta será por causa de cinco dias que ficará oxigenando seu cérebro com um pouco de entretenimento e lazer, mesmo já sendo provado cientificamente que isso ajudará você a obter melhores resultados? Vale lembrar que temos grandes exemplos de gerentes gerais, superintendentes e gerentes nacionais que participam dos Jogos. Analise e responda sinceramente: você não indo para alguma coisa que você deseja, a sua produção nos dias das competições será a mesma?

1.jpeg

Sebastião Rufino quando era atleta de 5 e 10 km

2.jpeg

Equipe de atletismo da APCEF/RJ

3.jpeg

Equipe de futebol da APCEF/RJ é medalha de bronze nos Jogos Regionais

4.jpeg

Equipe campeã em campeonato organizado pelo Rufino

5.jpeg

Rufino (de chapéu) em participação no CONECEF

6.jpeg

Franklin Trindade (diretor sociocultural da APCEF/RJ), Lygia Bastos (COOPERFORTE) e Sebastião Rufino

7.jpeg

 

Rufino (boné azul) e a equipe de futsal campeã dos Jogos da Fenae 2010

8.jpeg

Rufino (camisa vermelha) e a equipe de futebol de campo da APCEF/RJ do início da reestruturação, na preparação aos Jogos Fenae 2010

9.jpeg

 

Grupo "Peladeiros de Sábado"

10.jpeg

Premiação de "goleiro menos vazado" em campeonato organizado pelo Rufino

11.jpeg

Equipe medalha de bronze de revezamento 4 x 100

12.jpeg

 

Pin recebido pelo Sebastião Rufino em comemoração aos 40 anos como empregado da Caixa

13.jpeg

Sebastião Rufino em atividade na Caixa

14.jpeg

Crachá do Sebastião Rufino

 

 

 

 

 

 

Compartilhe