01/05/2021 14:00

1º de Maio: momento de homenagem e luta

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

 

WhatsApp Image 2021-04-29 at 15.28.42.jpeg

O Dia do Trabalhador, comemorado em 1º de maio, é data de extrema importância para a classe trabalhadora. É celebrado neste dia em dezenas de países ao redor do mundo, como uma homenagem e lembrança aos acontecimentos em maio de 1886 em Chicago, nos Estados Unidos. Naquele primeiro de maio, a cidade norte-americana sediou uma manifestação dos trabalhadores que reuniu cerca de 1 milhão de manifestantes lutando pela redução da jornada de trabalho, de 13 para 8 horas. A mobilização teve forte repressão das autoridades, resultando em prisões, pessoas feridas e mortes. 

Muito tempo se passou desde então, muitos direitos foram conquistados fruto de árdua luta, mas ainda há muito pelo que se lutar. O contexto atual mostra que nossos direitos não são garantidos, com um governo que não tem qualquer respeito e valorização pelo trabalhador brasileiro, defende flexibilização das leis trabalhistas (a CLT, inclusive, foi anunciada em 1º de maio de 1943) e com os níveis de desemprego nas alturas. 

Na Caixa, temos uma diretoria que impõe aos empregados metas abusivas e os sobrecarga com a não contratação de novos trabalhadores. São os bancários e bancárias da Caixa que, ao longo destes 100 anos de história, foram os grandes responsáveis pelo sucesso do banco no desenvolvimento do país e na vida de milhões de brasileiros. E continuam sendo todos os dias - o momento da pandemia é prova disso. O Dia do Trabalhador é um lembrete histórico da força da classe trabalhadora e da importância da unidade e da luta! 

A APCEF/RJ parabeniza todos os trabalhadores e trabalhadoras, em especial os da Caixa, que tanto fazem pelo Brasil e pelo povo brasileiro. Neste 1º de maio, reforçamos a importância da luta pela vida, pela democracia, pela Caixa 100% pública e pelos direitos dos trabalhadores.

 

Compartilhe