21/09/2026 10:54

Assembleia sobre ACT da Caixa: A força da greve, os avanços conquistados e a hora de decidir

capa.png

Acesse as redes da Apcef/RJ:

Há uma frase antiga que diz: “Entrar numa greve é fácil. Difícil é sair dela.” Ela continua atual porque iniciar uma mobilização exige coragem, mas saber a hora de encerrá-la exige também equilíbrio, lucidez e capacidade de avaliar o que foi conquistado.

A greve das empregadas e dos empregados da Caixa mostrou força e unidade. A mobilização pressionou pela retomada das negociações e abriu caminho para uma proposta melhor. Ela não atende a tudo o que reivindicamos, e isso precisa ser dito com clareza. Mas também não podemos deixar de reconhecer os avanços alcançados.

No Saúde Caixa, o teto de participação da empresa sobe de 6,5% para 9% da folha, aumento de 38,5% que, segundo estimativas apresentadas durante as negociações, pode representar cerca de R$ 1 bilhão a mais por ano no custeio do plano. A proposta também prevê a equalização do déficit de 2026, sem reajuste das mensalidades neste ano, e preserva o modelo solidário e mutualista, o pacto intergeracional e o Saúde Caixa no Acordo Coletivo de Trabalho.

Esses avanços são resultado da mobilização. Não significam abrir mão de reivindicações históricas, como a retomada do 70/30. Significam reconhecer o que foi conquistado e continuar lutando pelo que ainda falta.

Chegamos, portanto, a uma decisão importante. Rejeitar a proposta não significa, necessariamente, que novas concessões virão. É preciso pesar os avanços conquistados, os direitos preservados e o que ainda precisa ser buscado daqui para frente.

Diante desse cenário, em consonância com o posicionamento da Fenae e da Fenacef e respeitando a soberania de cada voto, a Diretoria da APCEF/RJ, por decisão majoritária, manifesta posição favorável à aprovação da proposta.

Não porque tenhamos conquistado tudo. Mas porque houve avanços concretos, direitos foram preservados e a greve mostrou, mais uma vez, a força das empregadas e dos empregados da Caixa.

Independentemente do resultado das assembleias de hoje, a mobilização já demonstrou sua força. Seguiremos atentos e dispostos a buscar novos avanços, sobretudo em reivindicações históricas, como a retomada do 70/30.

Participe da assembleia: hoje, das 11h às 18h, por plataforma eletrônica. Cada voto contribui para a decisão soberana da assembleia.

Diretoria da APCEF/RJ

Compartilhe