16/10/2019 18:11

Atleta da APCEF/RJ conquista marca histórica no Mundial de Levantamento de Peso

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

CAPA-MATERIA - JAQUELINE-FERREIRA.jpg

A campeã pan-americana e sul-americana em levantamento de peso, Jaqueline Antonia Ferreira, é sócio-atleta e representante oficial da APCEF/RJ nas competições da categoria. Natural de Duque de Caxias (RJ) e com um vasto currículo na modalidade, a atleta foi premiada 12 vezes campeã brasileira, além de ser a 5ª colocada nos Jogos Olímpicos de Verão 2012 em Londres, campeã no arranque no Mundial Universitário na Tailândia 2014, 10ª colocada no Mundial de Houston/Texas 2015, 6ª colocada no Mundial de Levantamento de Pesos na Tailândia deste ano, e maior atleta da história do levantamento de peso feminino brasileiro.

Jaqueline Ferreira, que treina no Centro de Treinamento da Seleção Brasileira de Levantamento de Peso Olímpico, localizada na Sede Campestre de Jacarepaguá, conversou com a APCEF/RJ em entrevista exclusiva e contou um pouco sobre o percurso da sua carreira como atleta.

APCEF/RJ: Como surgiu seu interesse pelo levantamento de peso?
Jaqueline Ferreira: Comecei no esporte fazendo atletismo, pela Vila Olímpica de Duque de Caxias, minha cidade. Lá, ouvi falar pela primeira vez do levantamento de peso olímpico, me interessei em conhecer a modalidade e gostei muito já no primeiro dia.

APCEF/RJ: Quando se tornou atleta profissional?
Jaqueline Ferreira: Meus resultados apareceram muito rápido, com menos de 1 ano de treino já estava integrando a relação brasileira. 

APCEF/RJ: Atualmente qual é a sua rotina de treinamentos?
Jaqueline Ferreira: Treino de segunda a sábado pela manhã. Atualmente, por conta dos empregos, só posso treinar um período.

APCEF/RJ: Na condição de atleta, qual a sua relação com a APCEF/RJ?
Jaqueline Ferreira: Treinamos desde 2009 na APCEF/RJ, desde então representamos a entidade, mas não temos nenhum vínculo financeiro. O espaço que treinamos é pago pela confederação, e não recebemos nenhum tipo de auxílio.

APCEF/RJ: Como atleta profissional, você vive do esporte ou faltam patrocínios e apoios?
Jaqueline Ferreira: Faltam patrocínios. Hoje sobrevivo de Bolsa Atleta do Ministério do Esporte e do meu trabalho. Trabalho em três lugares diferentes para conseguir me manter.

APCEF/RJ: Você carrega importantes marcas que te levaram a títulos de campeã brasileira, pan-americana e sul-americana. Você ainda sonha com medalha olímpica e mundial?
Jaqueline Ferreira: Acho que todo atleta profissional tem esse sonho, a medalha olímpica é sem dúvida o sonho de todos. Essa ainda falta na minha coleção.

APCEF/RJ: No último dia 26 de setembro, em Pattaya, Tailândia, você conquistou a incrível marca de 235kg na soma de arranco e arremesso, terminando a competição em 6º lugar. O que representa tal colocação?
Jaqueline Ferreira: A 6ª colocação em campeonato mundial é inédita para a equipe feminina, apesar da pouca valorização do esporte no âmbito brasileiro, essa marca é excelente. Significa está entre as melhores do mundo!

MATERIA-DENTRO - JAQUELINE-FERREIRA-_2_.jpg

MATERIA-DENTRO - JAQUELINE-FERREIRA-_1_.jpg

Compartilhe