13/01/2021 14:50

Ato na Central do Brasil, tuitaço e e-mails a parlamentares marcam aniversário da Caixa e luta contra a privatização

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

378e986e-afe0-4efe-bcea-910b73773ce9.jpg

 

O presidente da APCEF/RJ, Paulo Matileti, participou ontem, 12 de janeiro, do ato promovido pelo Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, na Central do Brasil, Centro do Rio. A finalidade do evento foi demonstrar à população a importância da Caixa e de seus empregados, o quanto a empresa fez e faz em prol do desenvolvimento da sociedade brasileira, comemorar os 160 anos da Caixa e dizer não à privatização do banco.

Além dos atos presenciais, a manifestação também aconteceu de forma virtual: entidades e movimentos sindicais se reuniram e promoveram um tuitaço utilizando as tags #MexeuComACaixaMexeuComOBrasil, #PrivatizaNão e #Caixa160anos. A ação movimentou o Twitter com informações históricas sobre a Caixa e com frases em defesa do banco.

Tudo isso porque os ataques contra a Caixa não param. Assim, quanto mais informação melhor, visto que muitos brasileiros ainda não sabem que o compromisso social da Caixa vem desde 12 de janeiro de 1861, quando o primeiro passo foi dado com a criação das cadernetas de poupança para os escravos comprarem suas cartas de alforria. Vale destacar que 160 anos depois, o compromisso se consolidou de tal forma que o banco se transformou na maior operadora de programas sociais e de transferência de renda do Governo Federal e dos municípios. Programas como Minha Vida e Bolsa Família são bons exemplos, sem falar no FGTS, nas loterias, nos financiamentos habitacionais, no saneamento básico, entre outros.

Não é novidade que os ataques que a instituição vem sofrendo pelo Governo Federal e por sua própria direção são descalabros que têm um só objetivo: a privatização da Caixa. Somado a isso, destacam-se a pressão, exploração e desrespeito aos empregados cujo resultado final acaba respingando no atendimento à sociedade. Por assim ser, não podemos ficar de braços cruzados. Temos que engrossar as fileiras em defesa da Caixa 100% pública e por mais respeito, reconhecimento e melhores condições aos empregados. Seguindo por essa linha é que a APCEF/RJ tem procurado parlamentares para destacar a importância da Caixa como banco social, bem como vem cobrando deles maior eficiência e demonstração na defesa da Caixa 100% pública.

“A importância da Caixa não pode ser negada pela sociedade e pelos governantes. O ato de ontem na Central do Brasil foi impactante também nessa linha, pois foi informativo. Aqui na APCEF/RJ entendemos que a luta tem que ser intensificada e os parlamentares precisam ser cobrados por cada um dos brasileiros com um pouco mais de acidez, visando comprometimento na defesa da Caixa 100% pública. Seguindo por essa linha, a APCEF/RJ tem conversado e enviado e-mails aos deputados federais - Rio de Janeiro -, bem como ofícios ao prefeito Eduardo Paes e ao governador em exercício do Rio de Janeiro Cláudio Castro, cobrando deles uma efetiva demonstração sobre a importância da Caixa para o desenvolvimento e fortalecimento da sociedade brasileira. Temos que ficar cada vez mais coesos e dispostos nessa importante luta contra a privatização da Caixa e a defesa dos trabalhadores da empresa”, disse Paulo Matileti, Presidente da APCEF/RJ. 

 

 

Compartilhe