15/04/2021 15:19

Balanço da Caixa evidencia sua importância e papel social

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

 

WhatsApp Image 2021-04-15 at 11.11.49.jpeg

Nesta quarta-feira (14), em evento online realizado pela Fenae e Contraf-CUT, foi a vez do balanço da Caixa de 2020 (divulgado só no mês passado) ser analisado. O economista Sergio Lisboa, técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) foi responsável pelas análises da atividade que tem como objetivo informar e instrumentalizar os dirigentes sindicais na defesa dos bancos públicos, assim como as outras atividades da semana. Os debates têm levantado bastante interesse, o que demonstra a importância das informações de qualidade na mobilização política. Devemos defender e lutar pela Caixa e os bancos públicos com embasamento para tal. 

E eventos como esse se tornam ainda mais fundamentais em um contexto de tentativas constantes de privatização e enfraquecimento da Caixa e outras instituições públicas. Para o dia 29 deste mês, está marcada tentativa de abertura de capital da Caixa Seguridade, pela quarta vez. Por isso, é de enorme importância que cada vez mais pessoas se conscientizem e se mobilizem em defesa das instituições públicas. São elas que estão por trás do desenvolvimento do país, são elas as responsáveis pelos programas sociais, são elas que alavancam a população e auxiliam nos momentos de crise. Agora na pandemia, provaram ainda mais seu valor. 

O balanço da Caixa de 2020, com lucro líquido de R$ 13,169 bilhões, destaca o principal patrimônio do banco: os trabalhadores, conforme Rita Serrano (CA/Caixa) apontou no debate. Eles que, mesmo em uma pandemia, arriscaram suas vidas e atenderam 120 milhões de brasileiros com o pagamento dos benefícios sociais. A Caixa é do povo para o povo!

Dando continuidade ao evento da semana, nesta quinta-feira (15) será abordado o balanço do Banco do Brasil. Fechando as atividades, nesta sexta-feira (16), acontecerá um debate sobre a autonomia do Banco Central com a participação do deputado federal Pedro Uczai (PT/SC), do Economista Sergio Mendonça, da presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, e do presidente da Fenae, Sergio Takemoto.

Não deixe de acompanhar! 

Confira a programação:

Dia 15 de abril, quinta-feira, às 19 horas
Análise do Balanço do Banco do Brasil

Apresentação do Balanço:

Nádia Vieira de Souza – Economista e técnica do Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos

Mediador:

José Ricardo Sasseron – Bancário aposentado do BB. Foi conselheiro fiscal, conselheiro deliberativo e diretor de seguridade da Previ, eleito pelos participantes. Foi presidente da Anapar – Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e dos Beneficiários de Saúde Suplementar de Autogestão e representante dos trabalhadores no Conselho Nacional de Previdência Complementar.

João Luiz Fukunaga – Secretário de Organização e Suporte Administrativo do Sindicato dos Bancários de São Paulo e Coordenador da Comissão de Empregados do Banco do Brasil
Debora Fonseca – Conselheira de Administração do Banco do Brasil eleita pelos trabalhadores.

Dia 16 de abril, sexta-feira, às 19 horas
Debate sobre a autonomia do Banco Central (Youtube e Facebook da Fenae)

Mediadora:

Lis Jannuzzi Weingartner – Jornalista da Fenae

Convidados:

Pedro Uczai – Deputado Federal PT SC
Juvandia Moreira Leite – Presidenta da Contraf-CUT
Sergio Hiroshi Takemoto – Presidente da Fenae
Sergio Mendonça – Economista e diretor do Reconta Aí

 

Compartilhe