08/01/2021 15:29

Caixa finalmente cumpre ACT e inclui empregados no Saúde Caixa

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

WhatsApp Image 2021-01-08 at 10.35.14.jpeg

O Saúde Caixa será reaberto e irá inserir os empregados que não tinham acesso ao plano a partir desta sexta-feira (8), de acordo com anúncio da direção do banco público. A garantia do Saúde Caixa para todos está no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Apesar disso, a conquista só aconteceu após muitas reivindicações dos trabalhadores e das entidades representativas dos empregados, principalmente durante a Campanha Nacional dos Bancários em 2020.

A reivindicação é feita desde 31 de agosto de 2018, quando diversos trabalhadores foram contratados pelo banco, mas não foram incluídos no Saúde Caixa. As entidades continuaram reivindicando a inserção desses empregados mesmo depois do fim das negociações durante a Campanha Nacional, uma vez que o acesso ao plano é um direito dos trabalhadores. Agora, a nova inclusão deve trazer cerca de 10 mil empregados ao plano de assistência à saúde. 

Vale ressaltar que esses trabalhadores ficaram desassistidos não somente durante os anos de 2018 e 2019, mas principalmente durante o ano de 2020, quando eclodiu a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus. Essa situação vinha deixando centenas de empregados apreensivos - em especial, os que continuaram trabalhando nas unidades para atender a população durante o pagamento do Auxílio Emergencial.

Compartilhe