13/04/21 10:49

CEE/Caixa define calendário de lutas para o mês de abril

WhatsApp Image 2021-04-13 at 10.25.15.jpeg

Frente ao cenário atual, com o pagamento indevido da Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) social, tentativa de abertura de capital da Caixa Seguridade e tantos outros desrespeitos com os empregados do banco, a Comissão Executiva de Empregados (CEE/Caixa) definiu novo calendário de lutas para o mês de abril, aprovado pelo Comando Nacional dos Bancários em reunião nesta segunda-feira (12).

Sobre o pagamento da PLR, vale ressaltar que  segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a Caixa baseou-se na divisão linear entre todos os empregados de 3% do lucro líquido, e não de 4%, como determina o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Ou seja, um profundo desrespeito aos trabalhadores. Outra questão denunciada é a devolução dos Instrumentos Híbridos de Capital e Dívida (IHCD), que o presidente Pedro Guimarães quer pagar com a venda de subsidiárias ainda esse ano, e suas graves consequências ao banco.

O calendário de lutas visa propor uma campanha ampla na defesa dos direitos dos bancários e defender a Caixa 100% pública, o que agora se faz mais importante do que nunca com a tentativa de privatização da subsidiária de seguros, prevista para 29 de abril. Além dos pontos já abordados, a mobilização será também pela vacinação urgente para todos e a inclusão dos empregados no grupo prioritário de imunização por seu trabalho na linha de frente do atendimento à população, agora com a segunda leva do auxílio emergencial. 

 

Confira o calendário:

Reuniões virtuais dos Sindicatos - período de 12 a 16 de abril

Plenárias - período de 19 a 21 de abril - Federações organizem plenárias junto aos Sindicatos que cubram toda a base.

Assembleias - dia 22 de abril 

Live Temática: Descapitalização da CAIXA - dia 26 de abril - 19h.


Acompanhe as redes da APCEF/RJ para ficar por dentro das mobilizações. 

Compartilhe