05/04/21 12:20

Como as instituições públicas podem ajudar o Brasil no pós-pandemia

WhatsApp Image 2021-04-05 at 12.21.41.jpeg

Empresas estatais como a Caixa vêm historicamente desempenhando papel fundamental no desenvolvimento do país, com funções sociais que impactam na vida de milhões de brasileiros. Apesar disso, vivemos em um momento de fortes investidas privatistas partidas do governo Bolsonaro e diretorias destas mesmas empresas, como é o caso da Caixa. Neste cenário, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgou no último dia 24 um estudo sobre as possibilidades de atuação das empresas estatais federais no pós-pandemia.

A nota técnica “Uma visão panorâmica das empresas estatais federais e possibilidades de atuação no pós-pandemia”  ressalta a vantagem brasileira de ter estatais em setores chave da economia. Ressalta também a força dos bancos estatais brasileiros, como a Caixa, o Banco do Brasil e o BNDES, que têm enorme experiência e capilaridade no território nacional, de modo que serão cruciais para a retomada da economia após a pandemia, como na oferta de crédito e no investimento em infraestrutura.  

A nota também destaca que, apesar desses fatores, a falta de interesse por parte do Governo Federal em investir no setor público nos coloca atrás de muitos países desenvolvidos. É fundamental que continuemos a lutar pelo fortalecimento das estatais, principalmente em um momento tão fragilizado - é neles que elas se tornam ainda mais importantes. 

Compartilhe