08/03/21 09:00

Dia da Mulher: marco de lutas das trabalhadoras ao longo do tempo

 

WhatsApp Image 2021-03-04 at 15.37.32.jpeg

Nesta segunda-feira (8), é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A data é marco de muita luta feminina por direitos, valorização e reconhecimento, e vai muito além de um dia para presenteá-las com flores ou chocolates. Se hoje as mulheres têm representatividade política, podem votar, trabalhar e ser quem quiserem é fruto de intensa luta ao longo dos séculos. Há muito o que se celebrar, mas também muito caminho pela frente pela igualdade de gênero. O Dia da Mulher é dia de mobilização! 

A data foi oficializada pela ONU em 1975, mas a história vem de bem antes. A origem precisa é um pouco nebulosa, mas fato é que surgiu de movimentos operários femininos que aconteciam no mundo todo, e que logo no início do século XX foi celebrado o primeiro 8 de março como marco de lutas femininas. Ou seja, a trajetória do Dia da Mulher é marcada por lutas das trabalhadoras, que até os dias de hoje continuam a batalhar em seus campos de atuação. 

A APCEF/RJ aproveita a oportunidade para homenagear todas as mulheres que apesar de todo o machismo e misoginia presentes até hoje na sociedade seguem lutando e sendo exemplo de força para todos. Em especial às bancárias da Caixa que são essenciais para o banco e o desenvolvimento do país em geral, e que desde o início da pandemia têm mostrado ainda mais a sua importância. Elas estão por trás dos milhões de brasileiros assistidos com o auxílio emergencial e outros benefícios, atuando com maestria e resiliência nesses tempos difíceis. 

 

Compartilhe