Pesquisa mostra que bancários estão endividados: aumento real é uma das prioridades da categoria
Acesse as redes da Apcef/RJ:
Apresentados na 26ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, os resultados da Consulta Nacional aos Bancários demonstraram que os trabalhadores estão endividados: 71% têm dívidas, sendo que 10% possuem dívidas em atraso.
Esse endividamento, por si só, justifica uma das principais reivindicações dos bancários e das bancárias na Campanha Nacional da categoria deste ano: aumento real; aumento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR); e aumento nos vales alimentação (VA) e refeição (VR).
De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) da Confederação Nacional do Comércio, 78,8% das famílias brasileiras estão endividadas. “Não diferente da população em geral, os bancários estão realmente endividados. Assim, devemos seguir firmes na luta por aumento real dos salários, da PLR, do VA e do VR. A Campanha Nacional dos Bancários 2024 requer o engajamento de todos para que haja real ampliação na conquista de direitos”, afirma Paulo Matileti, presidente da APCEF/RJ.