17/03/2023 20:20

Ser solidário gera bem-estar pessoal e benefícios para a sociedade

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

Imagem do WhatsApp de 2023-03-17 a_s_ 10.42.09.jpg

Fazer uma ação generosa e ter empatia pelo próximo promove bem-estar geral e aumenta a autoestima. Participar de causas solidárias e ajudar o próximo proporciona benefícios próprios e também para a sociedade.

Fazer o bem desenvolve benefícios como euforia, uma vez que fazer um ato generoso gera sensações físicas que liberam endorfinas e outras substâncias naturais do corpo que diminuem dores; diminui estresse, já que atitudes positivas direcionadas aos outros reduz sensações de depressão, fobia social, hostilidade e isolamento; a prática do bem diminui a intensidade de dores físicas por fazer o ato caridoso e gera senso de otimismo a cada ação solidária, melhorando a autoconfiança.

A APCEF/RJ tem como pilar a solidariedade e participa de alguns movimentos sociais como o “Reforçando o saber e a vida”, em parceria com a Fenae e a ONG Moradia e Cidadania. O projeto abraça crianças da comunidade do Rio das Pedras, Zona Oeste do Rio de Janeiro, proporcionando desenvolvimento social, educação, lazer e esportes.  

Se você também quer ser solidário, é importante abraçar a causa, acreditar no que está fazendo e acima de tudo, deve ter vontade de continuar. Para início, você pode adotar pequenas atitudes no cotidiano ou fazer trabalho voluntário para alguma instituição social. Até nas suas escolhas diárias, como os alimentos que você consome e os produtos que utiliza, podem estar ligadas com um ato de solidariedade.

Alguns exemplos de atividade solidária simples que podem ser incorporados no seu cotidiano são:

>> Ajudar algum familiar em uma questão prática;

>> Fazer um exercício físico em conjunto;

>> Ajudar alguém a largar um vício;

>> Doar roupas, alimentos, livros ou qualquer outro item para uma instituição;

>> Doar sangue;

>> Ceder o seu lugar em transportes públicos;

>> Consumir mais produtos de vendedores do seu bairro;

>> Recolher o lixo de parques ou outros ambientes que frequenta;

>> Ser doador de órgãos;

>> Visitar doentes e idosos;

>> Adotar um animal;

>> Dedicar seu tempo a alguém que precisa;

>> Juntar-se a grupos voluntários.

“Fazer o bem sem olhar a quem” não precisa estar relacionado com uma religião ou filosofia. Ajudar uns aos outros é condição primária para a vida. Seja solidário e ajude quem precisa!

 

 

JUNTE-SE A NÓS!

Ainda não é associado? Não perca tempo. Os empregados da Caixa têm duas opções:

1) Se associar de forma totalmente online através do endereço www.fenae.org.br/associacao por apenas R$ 49,90 nos dois primeiros meses. Lembrando que, a adesão pode ser paga com os pontos Fenae (antigo Mundo Caixa), e os associados que indicarem colegas na própria plataforma ainda concorrem a prêmios no final do ano.

2) Clicar e preencher a FICHA DE ADESÃO e encaminhar para apcefrj@apcefrj.org.br (antes de enviar a ficha, é necessário assinar para que ela tenha validade).

Compartilhe